W3C

Em conformidade com:

S.I.M.
Apoiado pelo Consórcio, Macaúbas certifica a sua primeira indústria de alimentos através do S.I.M.
15/12/2021

Nesta semana, em Macaúbas, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território Bacia do Paramirim juntamente à Prefeitura municipal, através da sua secretária de agricultura, concederam o primeiro certificado do S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal) na história do município, de pouco mais de cinquenta mil habitantes, a um empreendimento local.

 

O empreendimento em questão é uma indústria beneficiadora de derivados de abelhas que fica localizada na comunidade do Leite, zona rural de Macaúbas. Já certificada, a partir de agora esta indústria pode comercializar a sua produção legalmente em todos os municípios consorciados ao Consórcio. "Agora com a certificação, [a comercialização do mel] fica legalizada e vai atender todo mercado, pois é um produto produzido com todo padrão de higiene sanitária e ambiental", disse Valdete Teixeira, secretario de agricultura do município.

 

O S.I.M. é um serviço de inspeção técnica em produtos de origem animal prestado pelo Consórcio para os municípios em indústrias alimentares. Para haver-se uma certificação é realizado um rígido controle analítico de qualidade a respeito de higiene e segurança alimentar durante os processos de coleta, industrialização e comercialização dos derivados animais, garantindo assim consumíveis confiáveis para a mesa do consumidor final.

 

O empreendimento é gerido por uma associação local de pequenos produtores chamada APIMAC (Associação dos Apicultores de Macaúbas). "Hoje é um dia histórico para a apicultura de Macaúbas. Isso significa um avanço muito grande e vai motivar muita gente a entrar na atividade, porque além de garantir um preço melhor vai ter uma segurança na venda do produto", ressaltou Vanuir Fagundes, presidente da associação.

 

Para o Presidente do Consórcio e prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, o S.I.M. vai além de uma certificação, pois é uma importante conquista dos apicultores que alcançaram uma oportunidade de crescimento econômica em seus negócios. "Aqui eu vejo uma sociedade forte [...] que está sendo beneficiada com este importante certificado de inspeção municipal", concluiu Roberval.

 

O evento para a oficialização do certificado ocorreu em um espaço cultural na cidade de Macaúbas por volta das 9h da manhã do dia 14 de dezembro. Durante a celebração os apicultores expuseram, além é claro dos seus produtos, uma colmeia em uma caixa de vidro transparente, o que chamou a atenção de quem passou pelo local.
 
Na ocasião, marcaram presença tanto autoridades políticas da região, a exemplo de Roberval de Cássia Meira (prefeito de Dom Basílio e presidente do Consórcio), Aloísio Rebonato (prefeito de Macaúbas) e alguns secretários de agricultura e meio ambiente, quanto especialistas técnicos como Alan Sidney (médico veterinário e coordenador do S.I.M.), Elisângela Bela (assistente para o S.I.M.), Robson Martins, coordenador de projetos especiais da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Social Regional da Bahia) e Leonardo Costa, secretário executivo do Consórcio da Bacia do Paramirim.
 
Já próximo ao meio-dia os presentes se dirigiram até a comunidade do Leite, onde está instalado o empreendimento que fará com que o mel seja beneficiado.
 
 
 


Autor: ASCOM CDSBP | Imagens: Reprodução/CDSBP | Fonte: Pref Macaúbas

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito