Consórcio recebeu equipamentos e consolidou convênio com o governo estadual
10/12/2021

Durante esta primeira quinzena do mês de dezembro o governador da Bahia, Sr. Rui Costa, esteve de passagem pela Bacia do Paramirim para a assinatura de convênios, ordens de serviços e para a entrega de máquinas ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Bacia do Paramirim

Durante os eventos realizados nos municípios onde passou, Rui esteve acompanhado dos prefeitos da Bacia, dentre eles o gestor de Dom Basílio e presidente do Consórcio, Sr. Roberval de Cássia Meira, Sr. Gilberto Brito, de Paramirim, e Dr. Paulo Mendonça, de Caturama.

"É como Rui fala: onde tiver poeira e lama nós podemos acabar e deixar a nossa população transitar em ambientes pavimentados. A gente já faz o trabalho de recuperação e manutenção da malha rodoviária e com certeza todos os municípios do Consórcio serão beneficiados com o recapeamento e a pavimentação asfáltica nos lugares onde hoje estão povoados, mas não há pavimentação", ressaltou Roberval Meira, presidente do CDS.

Em visita ao município de Caturama, atual sede administrativa do Consórcio, o governador entregou vários equipamentos para a manutenção infraestrutural da região, dentre eles uma mini usina de pavimento asfáltico, tratores de cunho agrícola e uma roçadeira mecanizada. Além dos implementos citados, ele concedeu ao CDS um recurso de R$ 4,2 milhões de reais através da assinatura de um convênio da SDR — Secretária de Desenvolvimento Rural do Estado — com o Consórcio da Bacia do Paramirim, o qual deverá ajudar cerca de mil e oitocentos moradores da Bacia.

Segundo o governador, este investimento público vem para fortalecer a produção agrícola familiar e local, pois ele deve gerar mais renda ao pequeno produtor e consequentemente um aquecimento no comércio local. "A Bahia compra muita coisa de outros estados, como ovos de galinha, farinha de mandioca, feijão, frango, para alimentar baianas e baianos. Então, esse investimento vai fortalecer a produção disso tudo na Bahia, proporcionando renda para o pequeno produtor, que vai gastar esse dinheiro nos pequenos municípios", ressaltou Rui.

“Na associação que a gente trabalha, temos quatro projetos da Bahia Produtiva já há quatro anos. E esses projetos não geram só renda, eles geram sonhos. O governo acreditou no nosso trabalho, acreditou no nosso sonho, e a gente começou a receber incentivos como o que foi autorizado aqui hoje. Temos produção de leite, hoje entregamos mil litros por dia. Temos o projeto do mel, temos a cozinha comunitária. Esse projeto realiza nossos sonhos”, disse a coordenadora territorial do Programa Bahia Produtiva, Sra. Claudia Bandeira, que também é agricultora familiar.

Sobre a construção de uma adutora na Barragem do Zabumbão, em Paramirim, avaliada em mais de cento e oitenta milhões de reais, para levar água potável para alguns municípios do norte da Bacia, como Macaúbas e Boquira, o governador ressaltou a importância estratégica desta obra para uma melhor distribuição hídrica na região e explicou como ela funcionará.

"Para vocês entenderem, o sistema de energia [elétrica] do Brasil é todo integrado, isto é, as regiões brasileiras são todas integradas. Então o sistema [elétrico] compensa quando tem baixa produção [geração] de energia em uma região com [a geração de] outra região e com isso você mantém o sistema enérgico do Brasil inteiro [funcionando]. Eu visitei alguns países onde eles têm a mesma lógica para o sistema de água. Evidente que a Bahia é muito grande, do tamanho da França, mas já começamos a fazer isso em algumas partes do estado. Vou dar um exemplo: na região norte do estado temos duas barragens, a de Couto Novo e a de Pedras Altas. Alguns municípios eram abastecidos somente pela barragem de Couto Novo e outros pela de Pedras Altas. E o que acontecia: às vezes uma barragem tava cheia e a outra vazia. Aqueles municípios que ficavam pendurados [utilizando] a barragem mais vazia ficavam com racionamento de água, enquanto nos outros não tinha isso [...] Fizemos uma interligação entre às duas barragens. [...] Com isso você consegue segurança hídrica [pois] uma compensa a outra", disse Rui.

Autor: ASCOM CDSBP / FOTOS: Reprodução/Internet - Reprodução/Jornal O Eco - Reprodução/Instagram (Rui Costa