W3C

Em conformidade com:

S.I.M.
Com o apoio do Consórcio, o município de Livramento certificou o seu primeiro empreendimento através do SIM
16/05/2022

Na manhã desta sexta-feira (13), durante uma cerimônia ocorrida no auditório da escola Fernando Ledo Santos Pereira, em Livramento, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim (CDSBP) juntamente à Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEMAR) concederam o primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da história do município, de pouco mais de 45 mil habitantes, a um empreendimento local.

 
 
Durante a oficialização da certificação, os empreendedores expuseram os seus iogurtes e queijos, e mais tarde foram com o público presente à sede de seu laticínio. O empreendimento em questão é uma indústria de beneficiamento de leite denominado Laticínio Malu e localizado na comunidade de Várzea de Dentro, que está agora apto a comercializar legalmente, perante a legislação sanitária vigente, os seus produtos no território abrangido ao CDSBP.
 
 

Para o secretário executivo do CDSBP, Leonardo Costa, este selo é uma importante oportunidade ao empreendedor familiar de regularizar e obter crescimento econômico em seu negócio, pois antes de asseverá-lo o CDSBP vai assessorá-lo durante todo o seu processo para a certificação. “Assessoramos e certificamos empreendimentos, como associações e cooperativas, em vários segmentos. [Este] já é o quarto empreendimento certificado pelo Consórcio Bacia do Paramirim e temos uma série de outros empreendimentos que em breve terá a condição da gente estar certificando e abrindo oportunidades”, concluiu Leonardo.

 

 

Na ocasião, estiverem presentes tanto autoridades políticas da região, a exemplo de Roberval de Cássia Meira, prefeito de Dom Basílio e presidente do CDSBP, Joanina Sampaio, vice-prefeita de Livramento, quanto especialistas técnicos como Alan Sidney, médico veterinário e coordenador do SIM/CDSBP, Elisângela Bela, assistente para o SIM/CDSBP, Gilmar Bonfim, coordenador de projetos especiais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Social Regional da Bahia (CAR) e Leonardo Costa, secretário executivo do CDSBP.

 

 

O que é o SIM?

 

O SIM é um serviço prestado pelo CDSBP, com apoio do governo do estado, na inspeção e fiscalização técnica da qualidade, da higiene e da segurança alimentar dos produtos de origem animal beneficiados por indústrias instaladas em um dos seus 13 municípios consorciados. Após obterem a aprovação desta inspeção, estas indústrias recebem uma certificação que tanto valida a qualidade dos seus itens durante as fases de coleta e industrialização, quanto autorizam que elas possam comercializá-los legalmente em todo o território da Bacia do Paramirim.

 



Autor: ASCOM

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito