Com o apoio do Consórcio, Rio do Pires certificou o seu primeiro empreendimento através do S.I.M.
07/10/2021

Na manhã desta terça-feira (05/10), o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim (CDS Bacia do Paramirim) juntamente com a Prefeitura de Rio do Pires certificaram o empreendimento "Apis Puro Mel" de propriedade do senhor Fernandes Cândido da Silva. A sua certificação é a primeira do município, registrada sob o número 001.

O certificado é concebido por meio do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) que é coordenado pelo Consórcio em parceria com os seus municípios consorciados. Para uma indústria alimentícia receber esta certificação, a sua produção deverá ser inspecionada por um rígido controle técnico de qualidade alimentar que lhe garantirá ter sido produzida por meios confiáveis, higiênicos e seguros, como foi no caso da Apis Puro Mel, um entreposto de beneficiamento de produtos derivados de abelhas.

A partir de agora, com o seu produto devidamente certificado pelo S.I.M., o apicultor Fernandes poderá oferecê-los livremente nos comércios do municípios que compõe o Consórcio Bacia do Paramirim, pois ele passa a cumprir a legislação para segurança sanitária e alimentar, garantindo, portanto, aos seus clientes um altíssimo nível de qualidade em suas mercadorias.

Para a entrega do certificado foi realizada uma cerimônia na Câmara de Vereadores e depois uma visita técnica ao empreendimento, localizado na comunidade de Placa, zona rural de Rio do Pires. "Foi gratificante e muito bom, pois é uma coisa que batalhei muito para chegar a este ponto. Gostei bastante pelo certificado que recebi.", disse Fernandes, proprietário do entreposto.

Na ocasião estiveram presentes o presidente do Consórcio e prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, Gilvanio dos Santos (Vânio), prefeito de Rio do Pires, o secretário executivo do CDSBP, Dr. Leonardo Costa, o gerente regional da CAR, Sr. Robson Martins, o coordenador do S.I.M., Dr. Allan Sidney e a sua assistente administrativa, Elisângela Bela, dentre outras personalidades públicas e convidados que acompanharam o evento.

"A importância do CDS Bacia do Paramirim vai muito além da cooperação técnica na coordenação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e emissão de um selo de qualidade, visto que a certificação dos produtos através de consórcio, por força do decreto ministerial nº 10.032 de 1º de dezembro de 2019, garante ao produtor a legalidade de vender seus produtos em todos os municípios consorciados, com perspectiva de ampliação para todo território nacional, através do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA", concluiu Dr. Leonardo.