Reunião da CAR sobre o Serviço de Inspeção Municipal e a certificação dos produtos de origem animal

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019

Reunião

 

Reunião da CAR sobre o Serviço de Inspeção Municipal e a certificação dos produtos de origem animal em Salvador.

 

          No ultimo dia 20 (quarta-feira), no auditório do Centro de Formação da SDR, em Salvador, foi realizada uma reunião para fazer um balanço da implantação do SIM nos municípios que integram os territórios.
Representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (Fecbahia) e equipes do Serviço Inspeção Municipal (SIM) dos Consórcios Públicos Jacuípe, Consisal, Portal do Sertão, Bacia do Paramirim e CTR Recôncavo estiveram presentes para discutir sobre os avanços dos trabalhos realizados pelos Serviços de Inspeção dos consórcios que tem convênio com a CAR, bem como a regularização dos produtos de origem animal com enfoque na avicultura.


           Na pauta, o secretario executivo Dr. Leonardo Costa do consórcio do Território Bacia do Paramirim falou da expectativa do SIM, que apesar do pouco tempo de trabalho vem realizando ações que fortalecem a ideia da inclusão de pequenos produtores na cadeia produtiva de produtos de origem animal ao passo que legaliza seus empreendimentos. E questionou sobre o a importância do SUSAF, pois, temos empreendimentos com capacidade de produção que extrapolam o mercado Municipal.


          O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que a ideia é fortalecer o SIM nos municípios baianos com ações de capacitação/formação, reuniões técnicas, e utilização do Sistema do Serviço de Inspeção Municipal (SISSIM): "O apoio que o Governo do Estado vem dando ao segmento da avicultura, por meio da CAR, vai ser impulsionador para que as atividades do SIM tenham uma dinâmica maior, na medida em que a maioria dos municípios possuem pequenos empreendimentos que precisam ser regularizados, por isso, essa reunião teve a incumbência de orientar esses Serviços de Inspeção Municipal, principalmente os recém-instalados, para que possam agilizar o atendimento a esses empreendimentos, permitindo que o comércio de aves continue se realizando nos municípios sem descontinuidade” - afirmou.


          Na ocasião, a CAR apresentou os modos operantes do SISSIM e Portal SIM - ferramenta que possibilita o acesso dos consórcios e prefeituras municipais a perfis agroindustriais de pequeno porte, além de materiais de divulgação, e de formação para a implantação e fortalecimento do SIM.

 

 

Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim





Últimas Notícias